sexta-feira, 26 de junho de 2009

Imagem do professor


Escolhi a imagem do "mundo nas mãos" pois é assim que me sinto em relação à profissão que exerço, a de professora de língua Inglesa.
Acredito que tenho muito mais a ensinar aos meus alunos do que apenas a língua em si, do que apenas sua estrutura; creio que ensinar uma língua, qualquer que seja, pode ser vista, também, como ensinar uma cultura de um povo que é refletida por seu idioma.
Ao ensinar uma língua, penso que devo, também, ser responsável pela aquisição cultural dos meus alunos, muito mais do que apenas o idioma.

Tento, o máximo possível, reciclar meus próprios conhecimentos acerca
da língua que ensino e da cultura refletida pela mesma para enriquecer
ainda mais a aprendizagem. O que o povo representa, o que ele traz, o
que busca, o que foi, o que pode oferecer, o que aceitamos, e tudo o
mais relacionado à cultura por trás do idioma.

Além disso, acredito que também devo ser responsável por estimular,
nos alunos, um senso de busca pelos sonhos, principalmente quando
esses sonhos giram em torno do estrangeiro, do que está longe, em
outra terra, na terra do outro.

Para mim, ser professor de língua estrangeira é, entre outras coisas,
despertar a paixão pela língua, pela cultura e por tudo aquilo
representado pelo idioma que se ensina; despertar, também, o senso de
cidadania em relação a nossa própria língua/cultura e o respeito e
admiração por outras, e essa imagem demonstra exatamente esse
sentimento.

Janaina Massitelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário