sexta-feira, 26 de junho de 2009

Plano de aula Para Letramento Crítico

Alunas envolvidas: Rafaela, Letícia, Maria Cândida, Verônica, Viviane, Clara.

Com o objetivo de planejar uma aula que fomente a autonomia de nossos alunos, e os promova críticos e reflexivos, organizamos uma aula voltada para a exibição do filme “Crash”, a fim de explorarmos as perspectivas ideológicas e críticas que se abrem perante nossos olhos. A escolha desse filme foi motivada pelas situações conflitantes e tensas que as suas personagens experimentam e que tocam nas relações humanas alimentadas por preconceitos e estereótipos. Dessa forma, refletiremos sobre esse universo permeado por diferenças culturais, sociais, políticas e étnicas, com efeito de guiar nossos aprendizes para um letramento crítico, possibilitando as mais variadas formas de experiências para eles.

Nosso público alvo são alunos que cursam o estágio avançado de inglês, expostos à uma hora e meia de aula.

CRASH

• Iniciaremos nossa aula com uma discussão prévia sobre o filme. Aproveitaremos tal discussão para levantarmos o vocabulário, permitindo que os aprendizes criem contextos sobre preconceito racial e étnico. Em seguida, dividiremos a classe em grupos e distribuiremos os seguintes excertos, com vista de promover uma integração entre nossos alunos:

• “Everyone is a prisoner of his own experiences. No one can eliminate prejudices – just recognize them.” (Edward R. Murrow)

• “If we were to wake up some morning and find that everyone was the same race, creed and color, we would find some other cause for prejudice by noon.” (George Aiken)

• “Prejudices are the chains forged by ignorance to keep men apart.” (Voltaire)

• “Let us all hope that the dark clouds of racial prejudice will soon pass away, and that in some not too distant tomorrow the radiant stars of love and brotherhood will shine over our great nation with all their scintillating beauty.” (Martin Luther King Jr.)

• Pediremos para que eles discutam sobre as citações em seus grupos, expressando seus posicionamentos e olhares quanto às perspectivas de leituras de cada passagem. Na sequência, cada grupo colocará para a sala o que refletiu. Após isso, exibiremos uma cena de Crash: a de Cameron e Christine.

A partir dessa cena, proporemos as seguintes reflexões:

De que forma o policial se revela preconceituoso?

Subjaz ao seu discurso alguma forma de poder? Como exerce? Ele intimida Cameron? Como?

Porque o marido não reage? Ele tem voz?

Como a mulher se sente?

Porque as pessoas negligenciam situações humilhantes e injustas em função de suas imagens?

O filme movimenta duas perspectivas: uma toca na luta contra o preconceito e outra na aceitação desse sentimento aversivo. Como podemos deflagrar isso?

Da mesma forma, o filme mobiliza dois lados do ser humano: um sem escrúpulo e outro mais sensível. Identifiquem isso.

Objetivo das questões:

a) criar situações de ensino-aprendizagem relacionadas às práticas sociais, conduzindo nossos alunos a uma dimensão crítica e criativa do processo de ensino-aprendizagem.

b) respeitar a diversidade, e, ao mesmo tempo, possuir um olhar crítico para as diversas formas de relações sociais e as diversas formas de poder que subjaz nossos discursos.

Por fim, pediremos a eles que escolham uma questão a ser discutida dentre as seguintes opções para redigirem um texto:

a) Reflita sobre qualquer situação que experimentou com relação ao preconceito: porque sofreu o preconceito? Quem era a outra pessoa que praticou? Ela detinha de algum estereótipo? Como você reagiu?

b) Se você fosse o autor do filme, como escreveria o final da história de Cameron e Christine?

c) Se você fosse o policial, como agiria diante da prática sexual de Cameron e Christine em vias públicas?

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